OUÇA AO VIVO

InícioGERALCasan orienta para uso racional de água durante situação de emergência em...

Casan orienta para uso racional de água durante situação de emergência em Chapecó

Foto: Marina Favero/ClicRDC

Entre a quinta-feira (19) e a sexta-feira (20), quinze bairros de Chapecó registraram falta de água. De acordo com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a falta de água foi motivada pelo rompimento de uma adutora e a situação deve se resolver até o fim da manhã de sexta-feira. A companhia orienta, porém, que no período em que grande parte da população está em casa, a água deve ser utilizada de forma racional.

Ainda conforme a companhia, os bairros que registraram falta de água foram: Saic, Santo Antônio, Jardim Itália, Palmital, Quedas do Palmital, Paraíso, Bom Pastor, Centro, Universitário, Esplanada, Santa Maria, Seminário, Progresso, Boa Vista e Santos Dumont. 

Mesmo com a chuva registrada nos últimos dias em Chapecó, o Lajeado São José ainda não recuperou o nível de água. Segundo a Casan, mais dias de chuva são necessários para que o nível volte a se estabilizar. 

- Continua após o anúncio -

Orientações da Casan para o uso racional de água:

– Banho: esse é um dos momentos em que mais gastamos água

É natural que o banho seja também um momento de prazer e relaxamento, mas ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo.

É claro que tudo depende do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas, em média, gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos, o gasto de água pode chegar a 120 litros.

Em um banho de 5 minutos (se você passar a marcar verá que não é pouco tempo), é possível reduzir o uso da água para 30 litros de água.

– Em apartamentos, os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água. Reduzindo o tempo para 5 minutos, a economia pode chegar a 162 litros.

– Evite escovar os dentes, se barbear ou depilar embaixo do chuveiro.

– Escovar os dentes com água corrente: é preciso?

Quando você escova os dentes durante cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta aproximadamente 12 litros de água em casa e 80 litros em apartamento. Se fechar a torneira enquanto escova os dentes, e enxaguar a boca com um copo d’água, pode economizar 11,5 litros em casa e de 79 litros em apartamento.

– Descarga: é preciso atenção nesse momento em que se gasta muita água!

Não aperte a descarga mais tempo do que o necessário.

Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Por esta razão, deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem notados.

Além disso, é importante não fazer o vaso sanitário de lixeira, jogando cabelos, cigarros, papéis ou outros materiais que vão exigir que a descarga seja acionada várias vezes.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se