Campanha arrecada roupas íntimas para presas em Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Campanha arrecada roupas íntimas para presas em Chapecó

A ação é do Conselho da Comunidade da Comarca de Chapecó

Foto: Conselho da Comunidade/TJSC

Informações Núcleo de Comunicação Comarca de Chapecó

O Conselho da Comunidade da Comarca de Chapecó realiza campanha para arrecadação de roupas íntimas femininas. A intenção é ajudar as 47 mulheres que cumprem penas no Presídio Feminino de Chapecó. As peças necessárias são sutiãs, tops, calcinhas e meias de qualquer tamanho e modelo. A unidade prisional possui equipamento para higienização adequada de peças usadas.

A representante da OAB/SC-subseção Chapecó e presidente do Conselho da Comunidade, Jéssica Priscila Dutra, explica que essas mulheres, muitas vezes, são presas por tráfico de drogas e acabam abandonadas pela família já que o marido e o pai também estão presos pelo mesmo motivo.

“Um dos deveres das condenadas é manter a higiene pessoal em dia, porém muitas não conseguem adquirir nem o necessário. Mas com a solidariedade e a organização ativa de toda sociedade, podemos colaborar para a mudança da realidade ou, ao menos, amenizá-la”, reforça a presidente.

  Arrecadação

 As doações podem ser levadas na sede do Conselho da Comunidade, na rua Travessa Ilma Rosa de Nês, 91 D, no Centro de Chapecó, no prédio da antiga Biblioteca Pública. Outro ponto de arrecadação é a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), no terceiro piso do fórum. Os dois locais atendem das 13h às 19h. As peças serão recebidas até o final deste mês.

 Jéssica ressalta que roupas de frio também estão sendo arrecadadas para os homens em cumprimento de pena no Complexo Prisional. Ela explica que o governo estadual envia moletom para os internos, mas são insuficientes para o frio da nossa região. “Aceitamos jaquetas, principalmente, mas precisam ser nas cores laranja e verde-claro devido ao uniforme de identificação dos presos”, explica. As doações para os homens também podem ser deixadas nos pontos de coleta citados.

Conselho da Comunidade

 O Conselho da Comunidade da Comarca de Chapecó foi fundado em 27 de novembro de 2002. A função dos conselheiros é acompanhar e fiscalizar o cumprimento da pena e de todos os demais aspectos envolvidos como ambiente adequado, bem-estar do apenado, atendimentos de saúde e trabalho.

 O conselho é formado por uma assistente social e membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) e Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Chapecó. Demais conselheiros comunitários representantes de instituições do poder público, religioso, educacional, empresarial, profissionais da saúde e demais que tenham afinidade com a execução da pena, a serem definidos no Regimento Interno, também podem compor o Conselho da Comunidade.