OUÇA AO VIVO

InícioGERALBrumadinho: promotor diz que empresa alemã atuou com a Vale para dificultar...

Brumadinho: promotor diz que empresa alemã atuou com a Vale para dificultar fiscalização sobre barragens no Brasil

Informações G1

O promotor William Garcia Pinto, coordenador do núcleo criminal do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que apura a tragédia em Brumadinho, afirmou que a consultoria alemã TÜV SÜD tem sido usada pela Vale para dificultar a fiscalização sobre a segurança de barragens no Brasil. A empresa foi responsável por atestar a estabilidade da barragem B1 da mineradora, que se rompeu no dia 25 de janeiro.

A declaração de William Garcia ocorreu durante evento em Belo Horizonte, que debateu a corrupção no Brasil e as investigações desses casos no país. Durante o painel, o promotor disse que a empresa alemã tem corrompido o modelo de certificação de estabilidade de barragens.

- Continua após o anúncio -

“A atuação da TÜV SÜD no Brasil nós entendemos que ela está dentro da lei de corrupção, em uma perspectiva mais ampla do conceito de corrupção. A atuação da TÜV SÜD foi determinante para obstaculizar ou dificultar as atividades dos órgãos de fiscalização e controle, a partir do momento em que eles certificam a estrutura da barragem e eles corrompem todo o modelo de certificação brasileiro de segurança de barragens”.
O promotor usou como exemplo uma investigação aberta pelo MPMG, em 2015, logo após o desastre da Samarco em Mariana. Na ocasião, William Garcia determinou a apuração da situação de todas as barragens em Brumadinho, inclusive, a B1, da Mina do Córrego do Feijão da Vale.

No boletim divulgado terça (19), a tragédia de Brumadinho contabilizava 209 mortos e 97 desaparecidos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se